Campanha Janeiro Branco: um mês dedicado a saúde mental

A espécie humana é um sistema psicológico ambulante: não importa quem seja, se é gente, precisa ter orientações sobre a condição mental/emocional/sentimental e comportamental dos seres humanos.

Ansiedade, desânimo, alteração no humor, problemas de sono, preocupação excessiva. Esses são alguns sintomas que o corpo pode apresentar indicando que está na hora de dar atenção à saúde mental.

Criado em 2014, pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, o Janeiro Branco é dedicado aos cuidados com a saúde mental e emocional, reforçando a importância da reflexão e conscientização sobre o tema. 

A campanha busca estimular a prevenção do adoecimento emocional não somente no mês de janeiro, mas durante o ano todo e já é considerada a maior campanha do planeta em prol de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

Como cuidar da saúde mental

Uma série de medidas simples podem ser adotadas para que a sua mente permaneça equilibrada e saudável.

Nesse sentido, aqui vão 11 dicas para você se engajar na proposta do Janeiro Branco.

1. Separe um tempo para você

Tenha um momento para afastar a sua mente das preocupações do dia a dia. 

Seja assistindo a uma série que gosta, preparando aquela comidinha especial ou curtindo a companhia dos filhos e/ou amigos. Autocuidado é a palavra chave.

2. Saia da rotina

Aproveite o tempo livre para cuidar de você, conhecer novos lugares, experimentar coisas novas.

3. Se cerque de quem te faz feliz

A presença de quem te faz bem são armas poderosas para manter a mente relaxada e saudável. 

4. Se exercite regularmente

Muito além da questão estética, manter o seu corpo ativo significa oferecer a ele uma dose frequente de endorfina e serotonina, poderosas aliadas para a sensação da felicidade e que ajudam seu cérebro a se prevenir da tristeza e depressão.

5. Se alimente bem

A alimentação saudável evita que a ausência de alguma vitamina ou nutriente possa causar qualquer tipo de distúrbio hormonal que tenha efeitos psicológicos.

6. Durma com qualidade

O sono é o momento que seu cérebro tem para se distanciar de todos as preocupações do dia, desacelerar e deixar que o seu corpo relaxe. 

Por isso, é um momento importante na manutenção da sua saúde mental.

 7. Desacelere!

É preciso saber a hora de desligar o computador e se permitir bons momentos de lazer. 

Afinal, de que adianta ganhar dinheiro se você não tem tempo para aproveitá-lo?

 8. Agradeça as pequenas conquistas

Comemorar as suas pequenas conquistas e as metas de curto prazo atingidas faz com que você se motive ainda mais.

Campanha Janeiro Branco também alerta para a saúde mental e bem-estar dos animais

A saúde mental dos animais também tem sua campanha
  • Por: caesegatos

Janeiro é o mês em que muitas pessoas tiram férias e aproveitam o tempo livre para cuidar de sua saúde mental e ter momentos de lazer. Por essa razão, esse mês também foi escolhido para conscientizar sobre a saúde mental dos humanos e dos animais na ação denominada “Janeiro Branco”.

A médica-veterinária da Coordenadoria de Bem-estar Animal da Prefeitura de Araraquara, interior de São Paulo, Giovanna Rossi Varallo, fala sobre a importância da campanha. “O conceito de bem-estar animal refere-se ao estado de um indivíduo frente às condições em que vive. Assim, a definição mais aceita de bem-estar é a evidência do completo estado de saúde física e mental de um animal, reflexo da interação harmônica entre ele e o meio que o cerca. Portanto, segundo evidências científicas, entende-se que um animal goze de pleno bem-estar quando se apresenta saudável, confortável, bem nutrido, seguro e com capacidade para expressar o seu comportamento inato, o qual é específico para cada espécie. É evidente que, dentro desse cenário e temática, esse animal não padece ou vivencie adversidades que resultem em sofrimento, tais como dor, medo, angústia, enfim, quaisquer maus-tratos, afinal de contas, estamos falando de bem-estar e não de mal-estar”, pontua.

Ela acrescenta que garantir o bem-estar animal é uma responsabilidade humana, ética e moral, a qual deve ser embasada no conhecimento e na consideração de todos os aspectos que devem envolver o bem-estar animal. 

proteger e promover o bem-estar de um animal significa atender todas às suas necessidades físicas e mentais. “Caso não seja possível, não tenha animal, melhor adquirir uma pelúcia. Maus-tratos é crime. Denuncie.

Fontes:

Campanha Janeiro Branco e all.accor

ANDA, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.