A Serta agora é ISO 45001!

A implantação da ISO 45001 demonstra o comprometimento da SERTA em relação a saúde e segurança do colaborador, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e saudável, visando a qualidade de vida no trabalho. Hoje a empresa adota a segurança como prioridade sempre preocupando com a prevenção e melhores condições para execução das tarefas a fim de alcançar o objetivo de zero acidentes.

A realização de campanhas, palestras, treinamentos e outras formas de aprendizagem levam conhecimento aos colaboradores para serem utilizados não só nas suas atividades laborais como também na vida pessoal, levando também o conhecimento apreendido para os seus familiares.

O que é a ISO 45001?

ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), o qual tem como objetivo a prevenção da ocorrência de acidentes a partir da redução dos riscos operacionais, identificando oportunidades que proporcionem ambientes de trabalho seguros, cuidando da saúde e do bem-estar de todos nossos colaboradores.

ISO é uma sigla em inglês para “Organização Internacional de Normalização“.

O Brasil teve acesso às normas ISO através da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A ISO 45001 é uma norma internacional que foca na melhoria do desempenho das empresas em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Assim, ela é uma ferramenta indicada para qualquer tipo de organização, independentemente do porte ou segmento.

Essa norma foi desenvolvida com base em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o aumento dos acidentes do trabalho.

Segundo a norma, a empresa é responsável pela saúde e segurança dos trabalhadores, principalmente no que diz respeito às atividades por eles realizadas.

.

E por que um Sistema de Gestão é tão importante?

Sua aplicação busca aperfeiçoar e otimizar os mecanismos de gestão e controle das empresas em tudo aquilo que se refere à proteção e saúde dos trabalhadores, ressaltando o atendimento aos requisitos legais e indo além com procedimentos de boas práticas.

E com conteúdo único, a ISO 45001 se torna um importante instrumento de trabalho para empresas que desejam aprimorar seu desempenho de SST.

De forma geral, a norma aborda requisitos para assegurar um trabalho seguro e saudável para todos os funcionários, independentemente de hierarquia e visitantes.

Para isso, ela recomenda a importância monitorar todos os fatores (internos e externos) que podem resultar em doenças, lesões amenizando os efeitos adversos sobre a condição física, mental e cognitiva de uma pessoa.

A aplicabilidade da ISO 45001 na empresa se dará através:

  • De desenvolver e implementar uma política de SST;
  • Do envolvimento da alta direção, que deverá mostrar liderança e comprometimento no sistema de gestão de SST;
  • De estabelecer processos que observem o contexto e que verifique os riscos/oportunidades;
  • Em determinar os perigos/riscos de SST associados às atividades, de forma a eliminá-los ou minimizar os potenciais efeitos deles;
  • Da maior conscientização dos perigos/riscos de SST e dos controles operacionais associados a eles, através de informação, treinamento e comunicação;
  • Do desenvolvimento e apoio de uma cultura de segurança e saúde ocupacional na organização;
  • Da avaliação de desempenho de SST;
  • De visar a melhoria contínua.

A SERTA foi certificada na ISO 45001 em 2022, uma conquista em consequência de todas as ações estabelecidas ao longo destes mais de 50 anos, em que a saúde e a segurança foram sempre consideradas como premissa em relação às condições de trabalho estabelecidas.